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Como reduzir Trocas e Devoluções em lojas virtuais que trabalham com Moda

Como reduzir Trocas e Devoluções em lojas virtuais que trabalham com Moda

A questão das trocas e devoluções para quem trabalha com venda de roupas na internet é um assunto estressante, tanto para o vendedor como o comprador. Nenhum cliente deseja comprar uma roupa já pensando na troca, e muito menos o lojista deseja ter este problema. No entanto este é um procedimento comum que ocorre por alguns motivos que você pode aprender a diminuir os impactos em seu ecommerce.

A falta de padronagem de tamanhos no Brasil causa o grande problema de trocas e devoluções por causa do tamanho. Se sua loja é nova, e os clientes não a conhecem, é muito comum um maior número de ocorrências, já que o cliente não tem certeza que o tamanho "x" que ele usa é o mesmo tamanho "x" que tem em sua loja virtual. Isso é, também, uma grande barreira para que novos clientes comprem com você.

Nossa dica para diminuir os pedidos de trocas e devoluções por causa do tamanho é tentar deixar bem claro para o cliente todas as informações que possam ajudá-lo a escolher o tamanho da peça mais apropriado. Você precisa ter boas fotos dos produtos, e é muito importante que um(a) modelo(a) esteja vestindo o produto, para que você possa informar seu peso e altura, e também o tamanho que está sendo usado. Você deve também disponibilizar uma tabela de referência com as medidas importantes do produto, explicando como o cliente pode fazer esta medição com uma peça semelhante que ele já tenha. Um video ensinando este procedimento será sensacional!

Algo muito comum no ecommerce é o pedido de troca ou devolução porque o produto chegou danificado por conta do frete. Isso no mundo da moda é um pouco difícil de acontecer, sendo mais provável que o problema aconteceu no processo de separação e embalagem do produto. Pode acontecer também dos produtos chegarem do seu fornecedor com problema, ou se você fabrica, pode ter ocorrido o problema na fábrica mesmo. Estes problemas podem ser minimizados se você tiver um controle de produção cada vez melhor, e fazer questão de checar cada peça antes que ela possa ser embalada para o cliente. É um trabalho a mais, porém a sensação de ter certeza que todos os produtos enviados foram checados e estavam em ordem "não tem preço".

Pode acontecer ainda do cliente acreditar que recebeu um produto diferente do anunciado, ou ele acabar realmente recebendo um produto diferente do que ele escolheu. Por isso que sempre orientamos nossos clientes da importância de se ter uma página do produto com o máximo de detalhes possíveis: boas fotos com modelos, descrição detalhada falando sobre o material usado, tabela de medidas ou dados técnicos, material ou composição, e sempre que possível videos. Isso vai diminuir as chances do cliente escolher por exemplo uma cor e tamanho, e quando receber o produto acreditar que está errado.

Quando o cliente recebe um produto realmente errado, esse certamente é um problema da loja, e isso acontece muito, todos os dias. Mesmo que você ainda seja um pequeno ecommerce, tente organizar da melhor forma possível o processo de separação e embalagem dos pedidos. Produtos bem etiquetados, a organização do estoque, e uma nova contagem e checagem dos itens de cada pedido antes de fechar a caixa, podem ser suficientes para zerar a possibilidade da sua loja enviar algum pedido com problema.

Ponha em prática estas dicas e veja os bons resultados a favor da sua empresa, e o melhor, a garantia de uma maior quantidade de clientes satisfeitos.

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