4 dicas para você colocar em prática antes de montar seu ecommerce
Um ecommerce de sucesso pode mudar sua vida e mudar os rumos do seu negócio, mas sem um planejamento bem realizado o sonho pode vir por água abaixo.
A falta de planejamento é a grande causa que fazem pequenos e médios empresários desistir. E a maioria deles simplesmente escolhem algum produto para vender, abrem uma loja virtual, e não possui qualquer conhecimento sobre o público para o qual quer vender estes produto. Como você faz com seu negócio? Você ainda está focando nos produtos, ou já está focando corretamente no seu cliente? O seu produto precisa de clientes para compra-lo!
As coisas na internet estão mudando bastante. É uma grande oferta de possibilidades, tipos de produtos, etc. Você precisa saber exatamente quem é o cliente para seu produto, e a partir daí você terá chances. Se você não sabe quem é seu cliente você vai oferece-lo para qualquer tipo de pessoa, apostando na sorte para que enfim pingue algumas vendas.
Saiba da importância de saber quem é seu cliente, o que ele pensa, quais são suas necessidades, e encontre a maneira mais adequada para mostrar a essas pessoas como seu produto é importante para ela.
Defina seu Mercado com atenção
Imagina que seu produto seja "redes para dormir". A internet permite que você alcance e venda para este segmento de pessoas que utilizam ou que gostariam de utilizar "redes para dormir". E é isso que você precisa escolher: qual será o mercado que você vai atuar, e quanto mais segmentado, melhor.
Quando você escolhe um nicho bem segmentado, é muito provável que encontre dificuldades para ganhar volume de vendas, mas por conta de ser um mercado bem específico, você terá um público bem particular que poderá te dar altos faturamentos com fidelidade e preços altos.
Se tratando de nicho, você terá muito mais chances de aumentar sua autoridade no segmento e seus clientes lembrarão de você, aumentando as chances de recomendação e novas compras.
Defina quem é seu público-alvo
Depois de decidir qual será seu segmento, é necessário definir quem é seu público-alvo.
O público-alvo é a união das informações básicas a respeito do seu nicho, como o gênero, a faixa de idade, localização, etc. Essas informações já são um ponto de partida mas não são suficientes. O ideal é que você tenha uma "persona".
A persona é como um avatar da empresa, a definição do seu perfil de cliente. E você precisa entender muito do comportamento desse cliente. Para onde ele costuma viajar, se tem filhos ou não, que tipo de filme ele assiste, o que ele faz para se divertir, com o que ele trabalha, quais são seus desejos e ambições, etc.
Definir sua persona vai permitir que você possa direcionar toda sua publicidade exatamente para ele. Com essas informações será possível oferecer seu produto para sua persona porque você sabe que ela precisa dele, você sabe como se comunicar com ela e quebrar suas objeções. É um grande desafio, mas é o que pode fazer toda a diferença entre o sucesso ou fracasso da sua loja virtual.
Busque os melhores fornecedores
Esta etapa não é tão complicada, mas também é importante. Você precisa dos produtos e seu fornecedor é um parceiro importante.
Dedique um tempo para encontrar as melhores opções de fornecedores para seus produtos, compare o tempo de entrega, os preços, formas de pagamento, etc.
Você não pode correr o risco de ter os clientes para comprar seu produto, mas não tê-lo em estoque.
Investimento em Marketing
Não faz sentido você investir tanto tempo e grana para montar um ecommerce e deixar de lado o investimento em marketing. É ele que vai fazer a mágica acontecer, trazer potenciais clientes para sua loja virtual.
Não há como sobreviver um negócio na internet sem ações de marketing bem planejadas e executadas. Sem os anúncios não será possível alcançar novos mercados, não será possível chegar a todos seus potenciais clientes, e muito mais. A conta é simples: invista em marketing de maneira correta e venda.
Agora que você já sabe que é o público da sua loja virtual, você precisa anunciar para este público. Existem diversos caminhos para seguir e você mesmo pode se arriscar com este trabalho, mas é preciso estudar muito para não se frustrar com investimentos em anúncios que não geram qualquer faturamento para sua empresa.
Aqui na Webimpakto cuidamos de gestão se tráfego pago, principalmente Facebook Ads e Google Ads, para muitos dos nossos clientes. Não é importa se você quer fazer anúncios para seu negócio local, para sua loja virtual, para infoprodutos, etc, nossa equipe pode ajudar seu negócio a aumentar o faturamento. Se quiser conversar conosco a respeito, entre em contato via whatsapp.
Esperamos que as dicas sejam úteis!