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Saiba quais são os principais erros de quem fracassa no ecommerce

Saiba quais são os principais erros de quem fracassa no ecommerce

Todo brasileiro deseja empreender, e uma das grandes alternativas hoje é ter uma loja virtual. É muito mais simples do que um negócio físico, além de ser menos burocrático e ter um custo menor. Estas facilidades acabam contribuindo para que o negócio inicie de forma amadora, sem rumos certos, e resultando no fracasso.

Fique por dentro dos principais erros que levam o ecommerce não dar certo.

O negócio não é validado no início

Não adianta você querer iniciar com toda estrutura de um ecommerce sem que seu produto tenha sido validado. É necessário saber se seu produto é bom, se ele atende a dor de alguém, qual público o compraria, qual preço trabalhar, qual tipo de conteúdo trabalha para engajar seu público, e até em quais canais você deve vender. A loja virtual é somente um canal, e outros canais também são importantes como vender no whatsapp, redes sociais, marketplaces como o Mercado Livre, etc. Se você quer ter uma loja virtual sem validar seu produto as chances de não dar certo são grandes.

Não existe estratégias de marketing

É necessário planejar estratégias para vender seu produto. Você não pode só focar no seu produto, é necessário também planejar as formas de fazer com que este produto chegue até as mãos do seu cliente. Pensando dessa forma você conseguirá identificar os pontos fortes da sua estratégia para focar neles, e não perder tempo e dinheiro com ações que não vão dar retorno para sua empresa.

O marketing bem feito vai conseguir identificar as necessidades e desejos não realizados do seu cliente. E os benefícios são grandes, como a fidelização do seu cliente com fidelização da sua marca/empresa, resultando em vendas.

Não pensa no cliente, só no produto

Ter um bom relacionamento com seu cliente é um dos principais fatores que vai fazer você ter uma grande empresa. Somente produtos bons não adianta, é necessário ter um serviço muito bom. 

Hoje o atendimento ao cliente se tornou o termômetro para medir a situação da empresa. Quando uma marca começa a ter opiniões negativas, e isso se espalha bem rápido nos sites de opinião sobre empresas e nas redes sociais, o resultado disso será um grande problema. Por isso você tem evitar ao máximo qualquer associação da sua empresa com atendimento ruim, envio demorado, produto ruim ou danificado, preços fora do comum, entre outros.

Se você só tiver opiniões positivas referente aos produtos e serviços da sua empresa, você terá clientes que sempre estarão dispostos a fazer novos pedidos no seu ecommerce, além de significativas indicações para que seus conhecidos também comprem com você.

Preço de venda errado

Você só terá um negócio lucrativo e com possibilidades de crescimento se tiver definido o preço de venda correto para seu produto. É necessário estudar e definir muita coisa, como: seus custos, quanto seu cliente está disposto a pagar, quais são os preços dos seus concorrentes, qual margem de lucro ideal para sua empresa, entre outros.

Além de ter que definir o lucro ideal que você deseja, é necessário ficar atento aos seus custos fixos e os custo para produção.

Negociação ruim com fornecedores

Ter bons fornecedores e boas negociações com eles é muito importante para o sucesso do seu ecommerce. Se você confia em seu fornecedor e ele em você, será muito fácil trabalhar em conjunto.

Você precisa estar confortável com relação aos produtos do seu fornecedor para não "ficar na mão". Imagina você ter a certeza que seu fornecedor sempre enviará os produtos combinados e com a qualidade esperada, além de envio e entrega rápidos. Ao mesmo tempo seu fornecedor também deseja que você cumpra os acordos de pagamento, entre outros aspectos.

Você não pode estar preso somente a um fornecedor, é necessário ter opções que poderão ajudar você a negociar descontos e vantagens por ser um cliente especial.

 

Dedique tempo para estudar e avaliar todos estes pontos no seu negócio. Dessa forma você vai reduzir as chances de erros e sempre garantir a "saúde" do seu ecommerce.

 

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